Alteração da Portaria GM/MS 3.493/2024 e Portaria de GM/MS nº 6 de 2017 é Pactuada na 4ª CIT

👇🏻👇🏻👇🏻 

Siga nosso Whatsapp AQUI

Nova metodologia de cofinanciamento da APS é destaque na 4ª CIT de 2025

Alteração Portaria 3493 de 2024, cofinanciamento APS, CIT 2025, SUS, Ministério da Saúde, Conasems, mudanças climáticas, dengue, sarampo, AdaptaSUS, saúde pública
Imagem:Divulgação

A quarta reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2025 foi realizada nesta quinta-feira (24/04), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília/DF.

Alteração da Portaria GM/MS nº 6

Um dos principais destaques foi a pactuação para alterar a Portaria GM/MS nº 6 de 2017, instituindo uma nova metodologia de cofinanciamento federal do Piso da Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). (Apresentação disponível para download no final da Matéria)

Mudanças Climáticas e Plano Clima Participativo

Também foi debatido o Plano Clima Participativo, que define diretrizes para preparação e resposta aos efeitos das mudanças climáticas na saúde. A população pode enviar sugestões até o dia 25/04 para o Plano Setorial da Saúde (AdaptaSUS), que abrange o período de 2025 a 2035.

“O plano trata do que o setor saúde pode fazer para reduzir o impacto [das mudanças climáticas] na saúde: apontando para a redução do impacto em morbidade, mortalidade e aumentar a resiliência dos serviços de saúde de todo o sistema de saúde e reduzir o potencial de ocorrência de emergência em saúde pública”, afirmou Agnes Soares, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Ações para manter o Brasil livre do Sarampo

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) apresentou ações para evitar a volta do sarampo no país. Segundo Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), as ações passam por identificação de casos, bloqueio, varredura vacinal e busca ativa.

O presidente do Conasems destacou:
“É importante que as ações de controle sejam articuladas com outros setores, como a exigência do cartão de vacinação para entrada de estrangeiros no Brasil”.

Mais Acesso a Especialistas e novas ofertas em ginecologia

A Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) apresentou o programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) e abordou a nova Oferta de Cuidados Integrados (OCI) em ginecologia.

“Tempo é vida”, comentou Hisham Hamida, presidente do Conasems.

Monitoramento de medicamentos e insumos

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS) mostrou a atualização sobre a estratégia de monitoramento de aquisições e estoques de medicamentos, vacinas e insumos estratégicos.

Pactuações e desafios do SUS

No âmbito da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), foi pactuada a nova metodologia de cofinanciamento federal da APS, por meio da alteração da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 2017.

“Precisamos de um planejamento e a CIT precisa chamar os presidentes da Casa, mostrar que o SUS precisa de mais dinheiro, para que seja possível trabalhar e dar o retorno, que é a saúde como direito de todos, mas com dever do Estado. Ele é que precisa dar essa resposta”, destacou Mauro Junqueira, secretário executivo do Conasems.

“Toda discussão que construímos juntos: Conass, Conasems e Ministério da Saúde, chega madura e que de fato representa o anseio do território”, completou Hisham Hamida.

Medicamentos incorporados ao SUS

A SECTICS pactuou o financiamento dos seguintes medicamentos:

Grupo 1A: Rituximabe, Ixequizumabe
Grupo 1B: Fluticasona/umeclidínio/vilanterol, Beclometasona/formoterol/glicopirrônio, Omalizumabe, Benralizumabe, Deferiprona
Grupo 2: Naproxeno

“Em nome dos municípios, pedimos que o componente básico seja priorizado”, afirmou Hamida ao criticar a exclusão frequente de itens da pauta.

PAC Saúde: flexibilização de prazos

Foi aprovada a alteração da normativa do PAC Saúde, permitindo que o prazo de início das obras possa ser prorrogado por ofício.

Alteração Portaria 3493 de 2024, cofinanciamento APS, CIT 2025, SUS, Ministério da Saúde, Conasems, mudanças climáticas, dengue, sarampo, AdaptaSUS, saúde pública
Divulgação Conasems

Informes da reunião

Situação de entrega dos Relatórios de Gestão (2018 a 2023)



Por: Redação www.acsace.com.br Fonte: Conasems