👇🏻👇🏻👇🏻
Modernização no Combate às Endemias: Uso de Tablets em Vitória
Vitória Adota Tecnologia no Combate às Endemias
A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) iniciou uma importante inovação no processo de combate às endemias no município. Agora, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) começam a utilizar tablets durante as visitas domiciliares, o que representa um avanço significativo em relação ao modelo tradicional, onde as informações eram preenchidas manualmente.
Georreferenciamento - Criação de Mapas de Calor
Com a nova ferramenta, os ACEs podem cadastrar imóveis, registrar digitalmente os depósitos inspecionados, e identificar focos de doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika e chikungunya. A informatização permite uma coleta de dados mais eficiente, além de facilitar o georreferenciamento dos imóveis de risco. Isso possibilita a criação de um mapa de calor, que acelera as ações de combate e prevenção.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou que a tecnologia trouxe mais agilidade ao processo. "Agora, temos acesso instantâneo a informações atualizadas, o que facilita a tomada de decisões rápidas e eficazes nas ações de combate", afirmou.
Capacitação e Expansão da Tecnologia
Até agora, foram entregues 16 tablets aos ACEs, com previsão de que todos os 116 Agentes de Combate às Endemias estejam capacitados e utilizando os dispositivos até o final de dezembro de 2024.
"Com a informatização, vamos poder monitorar em tempo real as visitas e os depósitos tratados. Isso irá otimizar o planejamento das ações de monitoramento, prevenção e controle das doenças endêmicas", afirmou Wanessa Andrade, diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).
Dados Precisos para Ações de Saúde mais Eficientes
O uso de tablets permitirá que os ACEs registrem informações de forma mais ágil e precisa. Com os dados em tempo real, será possível acompanhar de forma mais eficaz a localização exata dos focos, além de eliminar depósitos que possam servir de criadouros para os mosquitos transmissores.
Além disso, o novo sistema facilita o planejamento das ações de prevenção e controle, otimizando os trabalhos de educação e sensibilização da comunidade sobre os riscos das doenças transmitidas por vetores.
Por: Redação www.acsace.com.br Fonte: Prefeitura de Vitória