Painel do Fórum Econômico Mundial Debate Plano contra 'Doença X' - Uma Ameaça que pode ser mais Letal que a Covid-19
Sessão de Destaque com Líderes Mundiais da Saúde e Indústria Farmacêutica
Na semana de 15 janeiro de 2024, o Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, sediou uma sessão para discutir estratégias contra a temida 'Doença X'. O painel, intitulado "Preparação para a Doença X", foi liderado pelo renomado Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS). Este encontro reuniu líderes notáveis, incluindo Michel Demaré, presidente do conselho da AstraZeneca, e a ministra da Saúde Nísia Trindade.
Desafios Futuros e Preparação do Sistema de Saúde
A sessão visou abordar os "novos esforços necessários para preparar os sistemas de saúde para os múltiplos desafios futuros", conforme expresso pelo líder da OMS. A presença de figuras influentes, como Roy Jakobs da Royal Philips, Preetha Reddy da rede de hospitais Apollo e Shyam Bishen do Fórum Econômico Mundial, destaca a importância do debate em Davos.
Por que a 'Doença X' é Prioridade?
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em sua lista de doenças prioritárias, destaca que a 'Doença X' representa uma ameaça global, causada por um agente patogênico atualmente desconhecido. Ela é equiparada a outras ameaças, como Covid-19, Ébola, vírus Zika, febre hemorrágica da Crimeia-Congo, Síndrome Respiratória do Médio Oriente (Mers-CoV) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) como as maiores ameaças para desencadear uma nova pandemia
A Origem e Ameaças Potenciais
Os especialistas alertam que a natureza desconhecida da 'Doença X' torna difícil prever seu agente causador. A gripe aviária surge como um candidato provável, devido à ameaça de recombinação com a gripe humana. Algumas teorias também sugerem transmissão zoonótica, alertando para a possibilidade de um vírus ou bactéria animal atingir os humanos. Há até especulações sobre mutações, acidentes ou ataques biológicos.
Riscos Iminentes e Comparação com a Pandemia de 1918
Especialistas em vírus enfatizam que um vírus respiratório é mais provável de desencadear a próxima pandemia. Alguns advertem que tal surto pode ser mais devastador do que a pandemia de Covid-19, comparando-o à terrível gripe de 1918, que resultou em 50 milhões de mortes em comparação com os 7 milhões da pandemia recente.
Resposta Global e Investimentos
Apesar dos desafios, avanços rápidos na tecnologia de vacinas e antivirais sinalizam a capacidade da indústria farmacêutica em responder eficazmente a uma possível pandemia. Os esforços globais para a 'Doença X' já somam US$ 1,5 bilhão em promessas de países ao redor do mundo, evidenciando a urgência de preparação para enfrentar essa ameaça iminente.
Por: Redação acsace.com.br
Fonte: Dayly Mail