#TBT Saúde com Agente e dicas para segunda turma

Em março de 2022 foi lançado o tão aguardado edital do Saúde com Agente para a primeira turma que recentemente concluiu o curso.

Programa Saúde com Agente
Imagem: Divulgação

É válido lembrar o edital, principalmente para que não conseguiu realizar a inscrição para a primeira turma e pretende não perder as inscrições para a segunda turma que já foi confirmada pelo governo federal, mas sem data definida para início.

A seguir vamos mostrar detalhes do edital que acabaram dificultando a inscrição de muitos agentes e que se o processo de inscrição for o mesmo, certamente trará novas dificuldades para os interessados na segunda turma. Ao final, traremos dicas.

Dificuldade 1: Vinculo Permanente.

 Nas várias prefeituras do país não é difícil encontrar vínculos empregatícios precários de ACSs e ACEs. Certamente muitos agentes não conseguiram finalizar o curso devido ao fim de seus contratos e o edital deixava claro que deveria existir o vínculo ativo até o final do curso.

Dificuldade 2: Vagas

Total de 200.000 (duzentas mil) vagas, sendo 138.000 (cento e trinta e oito mil) vagas para o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e 62.000 (sessenta e duas mil) vagas para o Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Apesar das vagas expressivas na primeira turma, não foi possível contemplar todos os agentes sendo necessário o lançamento de uma segunda turma que em breve estará disponível para a inscrição. Esperamos que a segunta turma contemple todos os agentes que não puderam realizar a inscrição na primeira turma.

Dificuldade 3: Documentos para inscrição

 

Imagem: Documentos anexados no sistema de inscrição

A dificuldade nessa etapa era a de anexar os documentos na plataforma em forma legível com a limitação dos arquivos a 1MB. Muitos colegas tiveram dificuldade nesse item devido a limitação do tamanho do arquivo sendo necessário utilizar compactadores de imagem ou qualquer outras forma de reduzir o tamanho do arquivo.

Além da limitação quanto ao tamanho do arquivo, muitos colegas não tinham os documentos com fotos de identificação recentes ou também não tinham o históricos escolar do ensino médio e também tiveram que esperar a boa vontade das chefias imediatas elaborarem o Modelo de Declaração de vinculação que era necessário para completar a inscrição também.

Portanto, é uma sugestão de melhoria retirar a limitação de MB do arquivo e também o modelo de declaração de vinculo é totalmente desnecessário quando existem outras formas de confirmar o vinculo do agente com o SUS.


 Dificuldade 4) Adesão dos municípios.


Na primeira turma houve municípios que aderiram por livre espontânea vontade. Porém, outros municípios que não dão a mínima valorização para os agentes tiverem que aderir por livre espontânea pressão dos agentes.Portanto, também é algo desnecessário.

O município precisa aderir obrigatóriamente e dar estrutura para a realização dos curso já que é dinheiro público envolvido em todas as etapas do Curso.


Dificuldade 5) Kit dos Alunos

Até hoje milhares de prefeituras não providenciaram os kits para seus alunos mesmo com o fim do curso. Os bons gestores prontamente providenciaram e deram estrutura para seus agentes. Porém, por outro lado, houve gestores que não deram a mínima para estruturação do curso nos municípios e muito menos para a distribuição dos kits.


As dicas que podemos passar são:

Prepare desde já a sua documentação (Não devem ser muito diferentes da primeira turma).São os principais: Documento de identificação atualizado(Com foto), Diploma do ensino médio, Histórico escolar do Ensino Médio e se possível digitalize os documentos de forma bem legível.

Fique de olho nas notícias sobre a segunda turma: Assim que já tiver uma data definida para a segunda turma, aguarde a publicação do edital e leia cada detalhe do documento.

Faça a inscrição se possível no primeiro dia: Ao abrir a inscrição, faça a sua o mais breve . Caso ocorra algum problema na validação da documentação você terá tempo para resolver.

Comunique seu gestor e cobre estrutura para o curso: Assim que sair o edital da segunda turma, busque alguma forma da notícia chegar ao seu gestor para que ele possa preparar a estrutura para o curso e o que for necessário para inscrição de todos os agentes dentro do período estipulado.

Termine o ensino Médio: Tente finalizar seu ensino médio o mais breve possível. É importante ressaltar que para a obtenção do diploma de técnico é necessário a conclusão do ensino médio.


  • Confira o Edital de inscrição do Saúde com Agente da primeira turma (2022): AQUI

  • Portaria sobre a transferência de recursos do incentivo financeiro de custeio no âmbito do Programa Saúde com Agente(Kit Aluno): AQUI

  • Institui o Programa Saúde com Agente, destinado à formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias: AQUI

  • Altera a Portaria GM/MS nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020, que institui o Programa Saúde com Agente, destinado à formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias: AQUI

 

No mais, parabéns a todos os formandos que com todas as dificuldades conseguiram concluir o curso e boa sorte para a segunda turma e RUMO A APROVAÇÃO DA PEC 18/22.



Por: Editor www.acsace.com.br