👇🏻👇🏻👇🏻
Siga nosso Whatsapp AQUI
Ministério da Saúde começa a distribuir 35 milhões de doses da vacina contra a gripe
O Ministério da Saúde iniciou, nesta sexta-feira (21), a distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe para todos os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Até o final de abril, a primeira leva, com 5,4 milhões de doses, será entregue, enquanto outra de 30 milhões de doses será distribuída em abril. A campanha de reforço, prevista para começar em 7 de abril, será uma estratégia contínua, que vai além das campanhas sazonais, e se integrará ao Calendário Nacional de Vacinação.
Objetivos da vacinação
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, supervisionou a entrega em Brasília e detalhou como funcionará o plano de vacinação contra influenza para 2025. O objetivo é alcançar 90% de cobertura do público prioritário. Além dos grupos que já fazem parte do Calendário Nacional, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo também inclui trabalhadores da saúde, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com comorbidades, e outros grupos vulneráveis.
Grupos prioritários
Os principais grupos contemplados na vacinação são:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Gestantes e idosos a partir de 60 anos
-
Trabalhadores da Saúde
-
Professores dos ensinos básico e superior
-
Povos indígenas
-
Pessoas em situação de rua
-
Profissionais das forças de segurança e de salvamento
-
Profissionais das Forças Armadas
-
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais
-
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
-
Trabalhadores portuários
-
Funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade
Início da campanha de reforço
Apesar do início oficial da campanha estar previsto para 7 de abril, o Ministério da Saúde recomenda que estados e municípios iniciem a estratégia assim que as doses chegarem. Para 2025, o Ministério adquiriu 73,6 milhões de doses, com 67,6 milhões distribuídas no primeiro semestre e o restante no segundo semestre, focado na Região Norte.
Estratégia de vacinação
A campanha de vacinação será dividida em dois momentos:
-
Primeiro semestre (março/abril): nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com pico de circulação viral no outono e inverno.
-
Segundo semestre (setembro): para a Região Norte, alinhada ao período de maior circulação viral, conhecido como Inverno Amazônico.
Eficácia e proteção
Estudos mostram que a vacinação contra a influenza reduz significativamente o risco de hospitalização, principalmente entre os grupos de alto risco, como pessoas com comorbidades e idosos. Para as crianças pequenas, a redução foi de 39%, e para os idosos, de 31,2%.
A vacina de 2025 conterá cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. É contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reações alérgicas graves.
Cobertura vacinal e importância
A cobertura vacinal de 2024 foi de 48,89% na Região Norte e 55,19% nas outras regiões. O Ministério da Saúde reforça a importância de se vacinar, destacando que as vacinas são seguras, eficazes e gratuitas.
Por: Redação www.acsace.com.br Fonte: Ministério da Saúde