Prefeitura de São Cristóvão: Entrega de Kits a Agentes de Saúde e Combate a Endemias
Na manhã da quinta-feira (25), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a entrega dos Kits para agentes de saúde e agentes de combate a endemias que participaram da formação técnica na área da saúde pelo Programa "Saúde com Agente".
A Importância da Formação para os Agentes de Saúde
O Programa "Saúde com Agente" é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e foi aderido pelo município de São Cristóvão. Com duração de 10 meses, o programa teve como objetivo qualificar os agentes públicos para proporcionar um atendimento de excelência à saúde da população sancristovense.
Entrega dos Kits e Benefícios aos Profissionais
Ao todo, foram 96 profissionais contemplados pelos kits que foram custeados com recursos próprios do município. Os Kits entregues representam a última etapa da formação. Para os agentes de combate a endemias, os kits são compostos por um boné, colete e uma mochila. Já para os agentes de saúde, além desses materiais, foram fornecidos um aparelho de pressão arterial, oxímetro, glicosímetro, lancetas e fitas de glicemia.
Reconhecimento da Gestão Municipal e Compromisso com a Saúde
A entrega dos kits é vista como um passo importante para equipar os profissionais de saúde e proporcionar melhores condições de trabalho. O prefeito Marcos Santana destacou os esforços da gestão pela Saúde de São Cristóvão, reforçando que em toda sua administração, essa área foi tratada como prioridade.
Reconhecimento dos Agentes de Saúde e Combate a Endemias
Duanne Marcelle, preceptora do Programa, considera os agentes públicos de saúde a parte mais fundamental para que todas as estratégias de Saúde da Família aconteçam. Maria Ilda, agente de saúde, avaliou o curso como muito importante para a classe, destacando sua felicidade e paixão pela profissão.
Ampliação do Quantitativo de Agentes de Saúde
O prefeito Marcos Santana afirmou que será enviado um projeto de lei à câmara para ampliar o quantitativo de vagas na lei de cargos do município e poder convocar mais agentes para as áreas descobertas que foram identificadas após o remapeamento.
A secretária adjunta, Emilly Nardelli, enfatizou que os novos agentes convocados poderão passar por esse curso de qualificação também, visto que a adesão para mais um ano de programa já foi confirmada pela gestão.
A iniciativa da Prefeitura de São Cristóvão em investir na formação e equipamento dos agentes de saúde e combate a endemias demonstra o compromisso com a qualidade do atendimento à população e o fortalecimento do sistema de saúde municipal.
Por: Redação acsace.com.br
Fonte : Prefeitura de São Cristovão-SE