O fortalecimento da atenção básica à saúde é um investimento com o potencial de melhorar consideravelmente a saúde da população, reduzir os gastos em saúde e aumentar a igualdade no acesso aos cuidados de saúde. Essa abordagem é essencial para construir sistemas de saúde resilientes e eficazes. Estará presente no evento o Deputado Federal Fred Costa, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. Também há expectativa da presença de um representante do Ministério da Saúde.
Das 8h às 18h, profissionais das cidades mineiras de Araxá, Iraí de Minas, Sacramento, Conquista, Unaí, Ibiá, Romaria, Uberlândia, Uberaba, Brumadinho, Tapira, Perdizes, Santa Rosa da Serra, Gurinhatã, e outros convidados participarão desse momento histórico para a categoria.
Como forma de celebrar o trabalho relevante dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, a presidente da CONACS que atua como Agente Comunitária de Saúde há mais de três décadas, Ilda Angélica Correia, receberá uma Moção de Congratulação e Reconhecimento da Câmara Municipal de Araxá por seu incansável empenho em prol da classe a nível nacional e também é uma das palestrantes da conferência, onde abordará a luta e as conquistas dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.
A organização do evento é uma parceria entre o SINPLALTO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Micro Região do Planalto de Araxá), SISEMS (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sacramento), SINDACS/ACE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Unaí/MG e Região), com o apoio da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias), FESERV-MINAS (Federação Independente dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras, Autarquias, Institutos de Previdência Servidores Contratados, Concursados, Comissionados, Servidores dos PSFS e PCAS, Servidores das Guardas Municipais e Autarquias do Estado de Minas) e da SON Sindicatos Online.
Fonte: Jornal Araxá