Outubro será decisivo para Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de todo Brasil!

Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, Grande Mobilização em Brasília e Diploma do Curso Técnico.

Mobilização PEC 22/11
Foto: Arquivo Ascom Mobilização Pec 22/11



O dia 4 de outubro é o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, uma data que homenageia esses profissionais que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças nas comunidades e também será a partir de outubro que os diplomas dos concluintes dos cursos técnicos serão enviados pela UFRGS . ACSs e ACEs são os elos entre os serviços de saúde e as famílias, realizando visitas domiciliares, ações educativas, identificação de casos suspeitos, acompanhamento de grupos de risco, entre outras atividades.

A importância desses agentes é reconhecida pelo Ministério da Saúde, que autorizou o aumento da remuneração dos mais de 280 mil profissionais em todo o Brasil, através da emenda 120 de 2022 (Luta que era travada em Brasília desde 2011 com a elaboração da PEC 22/2011) Além disso, o ministério investiu na formação desses profissionais por meio do programa Saúde com Agente, para qualificar o trabalho prestado por eles para o Sistema Único de Saúde (SUS).

No entanto, apesar dos avanços, os agentes ainda enfrentam muitos desafios e demandas, como a garantia de condições de trabalho adequadas, a valorização da carreira, a segurança no exercício da profissão, a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços, a participação nas políticas públicas de saúde, entre outros.

Por isso, nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2023, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias realizarão uma grande mobilização em Brasília, para reivindicar seus direitos e defender o fortalecimento da atenção básica à saúde no paísA mobilização será organizada pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS).


A mobilização terá como principais objetivos: pressionar o Congresso Nacional e o governo federal para a aprovação de projetos de lei que beneficiem os agentes; dialogar com os gestores e os parlamentares sobre as demandas e as propostas dos agentes; sensibilizar a sociedade e a mídia sobre a importância e o valor do trabalho dos agentes; e fortalecer a organização e a articulação dos agentes em nível nacional, estadual e municipal. Dentre as Pautas podemos citar: Desprecarização de Vinculos, Regulamentação da Aposentadoria Especial, Grau Máximo de insalubridade, Regulamentação do IFA (Incentivo Financeiro Adicional), etc.

A mobilização será um momento histórico para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, que demonstrarão sua força, sua união e sua luta em defesa da saúde pública, da democracia e da cidadania. Esperamos contar com o apoio e a solidariedade de todos os que reconhecem o papel essencial que esses profissionais desempenham na construção de um país mais justo.




Portanto, anote na sua agenda:

Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias : 04/10

Mobilização em Brasília: Dias 3,4 e 5 em Brasília

A partir de 04 de outubro: Envio do Diploma e histórico escolar aos concluintes dos Cursos técnicos do Saúde com Agente via email pela UFRGS

Caso não consiga ir até Brasília, compartilhe a convocação e movimente as redes sociais mostrando o apoio a quem poderá estar em Brasília lutando por todos agentes do país!

Por: Moderador