CCJC Aprova Incentivo Financeiro Adicional e gera expectativas para aprovação definitiva

👇🏻👇🏻👇🏻 

Siga nosso Whatsapp AQUI

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova repassar incentivo financeiro a agentes de saúde

incentivo financeiro adicional IFA, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, ACS, ACE, CCJ, Câmara dos Deputados, Fernando Rodolfo, Valmir Assunção, Renata Abreu, valorização dos agentes, saúde pública, SUS
Imagem: Reprodução

Projeto de lei garante pagamento direto do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) a ACS e ACE e segue agora para o Senado

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, o projeto de lei que torna obrigatório o repasse direto do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) aos agentes comunitários de saúde (ACS) e aos agentes de combate às endemias (ACE).

O texto assegura que o incentivo financeiro seja pago diretamente aos profissionais, impedindo que o valor seja utilizado para outras finalidades por parte dos gestores municipais.

Caso não haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara, o projeto seguirá para o Senado Federal.

O que diz o projeto

O substitutivo aprovado pela CCJ foi apresentado pela Comissão de Administração e Serviço Público, unificando o conteúdo de três propostas originais:

A medida busca garantir segurança jurídica e “interpretação autêntica” sobre a Lei nº 12.994/2014, que criou o incentivo para fortalecimento das políticas públicas relacionadas à atuação dos agentes de saúde (ACS e ACE)

De acordo com o relator, deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), o texto aprovado “aclara a destinação do incentivo e afasta dúvidas quanto ao direito dos trabalhadores em relação ao recebimento dessa parcela”.

Regras sobre o repasse do incentivo

O projeto reforça que o Incentivo Financeiro Adicional (IFA):

  • Não se confunde com o salário dos agentes;
  • Não gera encargos trabalhistas nem se incorpora ao 13º salário;
  • Não pode ser utilizado para pagamento de gratificações ou outras despesas;
  • Deve ser exclusivamente destinado ao pagamento direto dos ACS e ACE.

Entenda o Incentivo Financeiro Adicional (IFA)

Criado em 2014 pela Lei nº 12.994, o IFA tem o objetivo de valorizar os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e nas ações de combate às endemias. O repasse é feito pela União aos municípios, cabendo às prefeituras garantir que o valor chegue aos agentes.

Com a aprovação da proposta pela CCJ, o projeto reforça o reconhecimento da categoria e fortalece o cumprimento da legislação que assegura o incentivo como um direito dos agentes.


Confira como foi votação do IFA na CCJC da Câmara na Íntegra



Por: Redação www.acsace.com.br Fonte: Agência Câmara