👇🏻👇🏻👇🏻
Siga nosso Whatsapp AQUI
Ministério da Saúde investiga doença misteriosa com mortes fulminantes no Norte de MG
Pacientes apresentaram sintomas respiratórios e hemorrágicos; casos são tratados como Evento de Importância para a Saúde Pública
Residências das vítimas foram sanitizadas e protocolo de contenção foi acionado em São Francisco (MG)
Uma doença misteriosa com sintomas respiratórios e hemorrágicos tem causado preocupação em São Francisco, no Norte de Minas Gerais. O Ministério da Saúde (MS), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), iniciou uma investigação após duas mortes fulminantes e outros casos com agravamento rápido do quadro clínico.
De acordo com o ofício da Secretaria Municipal de Saúde, os primeiros casos foram registrados em pessoas que participaram de eventos sociais entre os dias 23 e 27 de junho, na zona rural e urbana do município. Os sintomas foram classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de rápida evolução.
“Estamos tomando todas as providências necessárias para evitar novos óbitos em nosso município. Medidas de precaução e de prevenção à saúde estão em andamento”, afirmou a secretária de Saúde, Andressa Rodrigues.
Investigação e medidas emergenciais
Dos três primeiros pacientes, dois faleceram em curto intervalo de tempo, e um recebeu alta hospitalar. Outros 20 pacientes relataram sintomas semelhantes. O Ministério da Saúde classificou os casos como Evento de Importância para a Saúde Pública (EISP).
Embora um dos óbitos tenha apontado detecção de Influenza, as autoridades ainda não determinaram a causa exata das infecções. A investigação segue com a análise de amostras clínicas, tanto para confirmação etiológica quanto para exclusão de outras hipóteses diagnósticas.
“Reforço que estamos empenhados em concluir o diagnóstico, prezando pela qualidade da assistência e pela prevenção, com cuidado para toda a população”, destacou a secretária.
Sanitização e medidas de controle
Como ação de contenção, todas as residências envolvidas, além de áreas vizinhas e unidades de saúde, passaram por sanitização preventiva. No Hospital Geral Doutor Brício de Castro Dourado, onde os casos estão sendo atendidos, o uso de máscara passou a ser obrigatório.
A população está sendo orientada a manter a calma e seguir protocolos de prevenção semelhantes aos adotados contra a gripe e outras doenças respiratórias.
Sintomas e orientações
A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco orienta a população a procurar atendimento médico imediato em caso de sinais de agravamento como:
- Falta de ar
- Febre persistente
- Confusão mental
- Coloração azulada nos lábios ou no rosto
E reforça as medidas preventivas:
- Evitar sair de casa em caso de sintomas
- Não frequentar eventos ou aglomerações
- Usar máscara
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
- Lavar as mãos com frequência
- Manter os ambientes arejados