São Paulo Deve Decretar Emergência para Dengue Esta Semana, Afirma Secretário

São Paulo, emergência dengue, mortes por dengue, casos confirmados, Eleuses Paiva, Nísia Trindade, Hospital São Paulo

O governo de São Paulo deve decretar um estado de emergência para o surto de dengue nesta semana. A confirmação foi feita pelo secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, nesta segunda-feira (17 de fevereiro). A declaração ocorreu durante a inauguração do pronto-socorro do Hospital São Paulo, vinculado à Unifesp e à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), evento que contou também com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O Decreto de Emergência e Suas Implicações

O decreto de emergência facilitará o acesso dos municípios do estado a recursos federais e estaduais, além de liberar compras emergenciais sem necessidade de licitação, especialmente aquelas que ultrapassem as metas do ano fiscal. Com o avanço dos casos de dengue, a medida visa agilizar as respostas e o atendimento à população.

Número de Mortes e Casos Confirmados de Dengue em São Paulo

O estado de São Paulo já registrou 101 mortes confirmadas por dengue em 2025, e outras 201 mortes estão em investigação. Além disso, há 110.901 casos confirmados da doença até o momento. A situação tem gerado grande preocupação, principalmente devido ao aumento da incidência do tipo 3 da dengue, que é considerado o mais grave.

Municípios Paulistas com Estado de Emergência em Dengue

Até o momento, 21 municípios paulistas já declararam o estado de emergência para o controle da dengue. Estes municípios são:

  • Dirce Reis
  • Espírito Santo do Pinhal
  • Estrela D’Oeste
  • Glicério
  • Guarani D’Oeste
  • Igaratá
  • Indiaporã
  • Jacareí
  • Marinópolis
  • Mira Estrela
  • Ouroeste
  • Paraibuna
  • Populina
  • Potirendaba
  • Ribeira
  • Rubineia
  • São Francisco
  • São José do Rio Preto
  • São José dos Campos
  • Tambaú
  • Tanabi

Reconhecimento do Estado de Emergência pelo Governo Federal

Após a publicação do decreto estadual, o Governo Federal deverá reconhecer oficialmente a situação de emergência, conforme estabelecido no artigo 7 do Decreto 7.257 de 2010. Para isso, um ofício elaborado pela administração pública será enviado ao Ministério da Saúde, solicitando o reconhecimento do quadro emergencial e a liberação de apoio.

Este decreto e as ações emergenciais são medidas necessárias diante da crescente epidemia de dengue que tem afetado a população paulista. O governo estadual segue monitorando a situação de perto para garantir a saúde pública e mitigar o impacto da doença.


Por: Redação www.acsace.com.br  Fonte: Metrópolis