Lei Federal 14.536/2023 - Acumulo de Cargos para Agentes de Saúde em Santos

👇🏻👇🏻👇🏻

Agentes de Saúde em Santos Poderão Acumular Cargos Públicos - Projeto de Lei é Enviado para Câmara Municipal

Lei Federal 14.536/2023, acsace, LEI Nº 14.536, DE 20 DE JANEIRO DE 2023
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Cerimônia de Sanção Presidencial da Lei Federal 14.536/2023, que passou considerar os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias como profissionais de saúde, com profissões regulamentadas


Permissão para Acúmulo de Funções

O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), enviou à Câmara Municipal, no dia de ontem, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 73/2024. Esse projeto visa permitir que os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias do município possam exercer outros cargos ou funções públicas, desde que haja compatibilidade de horários.

Projeto de Lei Complementar (PLC) 73/2024 Santos
Projeto de Lei Complementar (PLC) 73/2024

Importância da Regulamentação

Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias desempenham papéis fundamentais na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Com a sanção da Lei Federal 14.536/2023, esses profissionais foram reconhecidos como parte da categoria de trabalhadores da saúde, equiparando-se a enfermeiros e médicos. Essa legislação, de autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), garante a esses agentes o direito de manter outro vínculo no poder público.

Implicações para a Profissão

A possibilidade de acumular cargos pode trazer benefícios tanto para os profissionais quanto para a população. Com mais flexibilidade, os agentes poderão ampliar suas experiências e contribuir ainda mais para a saúde pública.

Próximos Passos

O PLC 73/2024 agora passará pela análise e votação da Câmara Municipal.


Por: Redação www.acsace.com.br