Violência contra a mulher é abordada em capacitação com agentes de saúde e de endemias de Augustinópolis

Programação é uma ação de extensão vinculada à disciplina de Direitos Humanos e Judicialização da Saúde do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis


(Fotos: Ananda Portilho/Dicom Unitins)


Mais de 60 agentes comunitários de saúde e agentes de endemias do município de Augustinópolis participaram ativamente da capacitação "Saúde com Agente" realizada na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Augustinópolis. O evento, focado na prevenção e atuação dos profissionais de saúde na violência contra a mulher, reuniu participantes em busca de aprimoramento.

A iniciativa de extensão, associada à disciplina de Direitos Humanos e Judicialização da Saúde, ministrada pelo professor Yatha Anderson Maciel para o curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, teve como tema central a violência contra a mulher. A escolha foi feita pelos acadêmicos do 5º período, integrantes do grupo responsável pela atividade, contando com a colaboração da Liga Acadêmica de Direitos Fundamentais (Ladif), de Direito/Câmpus Augustinópolis.

Durante a capacitação, a advogada e professora coordenadora da Ladif, Maira Regina de Carvalho Alexandre, abordou o tema "Lei Maria da Penha, os tipos e o ciclo da violência". A enfermeira e professora mestre Renata de Sá complementou com a palestra "A notificação compulsória da violência contra a mulher por profissionais de saúde". Os participantes destacaram a importância do conhecimento adquirido, reconhecendo a oportunidade de compartilhar essas informações essenciais com a comunidade.

A ação foi concretizada por meio da colaboração entre a Unitins e a Secretaria Municipal de Saúde de Augustinópolis. A escolha do tema foi motivada pela discrepância observada entre os dados do Datasus e os atendimentos nas unidades básicas de saúde, conforme explicou a acadêmica do 5º período de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Karinne Chaves.

O professor Yatha Anderson Maciel, também secretário de Saúde de Augustinópolis, ressaltou que a iniciativa teve um impacto significativo tanto para os agentes de saúde e endemias, que buscavam aprimorar suas habilidades, quanto para professores, acadêmicos e a comunidade em geral.

A coordenadora de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Hellen Dayanny Pinheiro, parabenizou a iniciativa e reforçou o apoio da coordenação do curso para futuras ações semelhantes. Esta capacitação representa um passo importante na atualização e capacitação contínua dos profissionais de saúde locais.