Força-tarefa quer evitar aumento dos casos de dengue no Estado de São Paulo

Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti será promovida em várias cidades do Estado de São Paulo.


Força-tarefa quer evitar aumento dos casos de dengue em todo Estado
Foto: Prefeitura de São Pedro/ Em São Pedro serão realizadas oficinas com agentes comunitários, intensificação das visitas e atividades nas escolas


Em São Pedro-SP , estão programadas atividades estratégicas para combater o mosquito Aedes aegypti e prevenir doenças como dengue, Chikungunya e Zika. A Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde de 27 de novembro a 2 de dezembro, visa engajar a comunidade na eliminação de potenciais criadouros do mosquito.

A campanha destaca a importância de um esforço coletivo contínuo para enfrentar o Aedes aegypti, especialmente durante o verão, quando as condições climáticas favorecem a proliferação dos mosquitos. Em São Pedro, as ações incluem a intensificação de visitas em locais estratégicos com altos registros de casos, uma oficina para agentes comunitários de saúde em 28 de novembro e atividades educativas nas escolas adaptadas para diferentes faixas etárias.

O Controle de Endemias da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro realizou uma Avaliação da Densidade Larvária em outubro, identificando os principais recipientes propícios para a reprodução do mosquito vetor na região. Dentre eles estão latas, frascos, potes de plástico, materiais recicláveis, lonas, peças de sucata, piscinas desmontáveis, pneus, pratinhos de vasos e vasos ou potes com plantas.

Em 2022, São Pedro notificou 272 casos positivos e 410 negativos de dengue. Até 22 de novembro deste ano, foram registrados 21 casos positivos e 213 negativos, sem ocorrência de zika ou chikungunya. Matheus Murbach, do Controle de Endemias, atribui a queda nos números à intensificação das visitas dos agentes comunitários de saúde, que trabalham mensalmente no controle da dengue casa a casa, supervisionados pelo departamento.

A classificação da situação dos municípios em relação à dengue é realizada trimestralmente por meio da Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Embora São Pedro tenha recebido uma classificação satisfatória no último trimestre, a população é aconselhada a não baixar a guarda e adotar medidas regulares de prevenção.

Recomendações para evitar criadouros do mosquito incluem eliminar pratos nos vasos de plantas, manter caixas d'água bem fechadas e limpas, descartar pneus em postos de coleta da prefeitura, remover objetos que acumulam água nos quintais e acondicionar material reciclável em sacos fechados e cobertos. Ao apresentar sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, Zika ou Chikungunya, é fundamental procurar serviços de saúde oferecidos de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Prefeitura de São Pedro

www.acsace.com.br