A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou nesta sexta-feira, 11, o edital de concurso público para provimento de vagas para o cargo de Agente de Combate a Endemias. O documento foi divulgado no Diário Oficial Eletrônico do Município (Atos do Governo).
“É uma profissão muito importante, pois são responsáveis pelo combate à doenças, como dengue, zika e chikungunya, e são de extrema importância para a vida, saúde e bem-estar da nossa população”, destacou o titular da SRH.
O edital prevê 30 vagas. As inscrições estarão abertas entre 16 de outubro e 14 de novembro. O certame terá quatro fases: prova objetiva, prova de títulos, teste de aptidão física e curso de formação. A primeira etapa está prevista para 10 de dezembro, com a realização da prova objetiva. Para participar, o candidato deve possuir ensino médio completo. O salário do cargo é de R$ 2.640,00 e a jornada semanal de 40 horas.
O Destaque do edital é o Teste Físico que tem se tornado tendência em concursos para ACS e ACE:
Local de inscrição www.consulpam.com.br
Solicitação de isenção 16 e 17 de outubro de 2023
Horário da prova e local Disponível no site 05 dias antes da data da prova
Data da Prova Objetiva e da Prova de Títulos 10 de dezembro de 2023
Gabarito preliminar da prova objetiva 11 de dezembro de 2023
Convocação para o Teste de Aptidão Física – TAF 15 de janeiro de 2024
Data da Prova de Teste de Aptidão Física – TAF 21 de janeiro de 2024
Convocação para o Curso de Formação A ser divulgado
1. PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO 1.1. LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de textos: situação comunicativa, pressuposição, inferência, ambiguidade, ironia, figurativização, polissemia, intertextualidade, linguagem não-verbal. Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucionais, propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, ofício, carta. Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, frase, oração, período, enunciado, pontuação, coesão e coerência. Variedade linguística, formalidade e informalidade, formas de tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. Norma culta: ortografia, acentuação, emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Formação de palavras, prefixo, sufixo, classes de palavras, regência, concordância nominal e verbal, flexão verbal e nominal, sintaxe de colocação. Produção textual. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos. Emprego de tempos e modos dos verbos em português. Fonologia: conceitos básicos, classificação dos fonemas, sílabas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação. Transitividade e regência de nomes e verbos. Padrões gerais de colocação pronominal no português. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo. Norma culta.
1.2. SAÚDE PÚBLICA O SUS na Constituição Federal de 1988. Princípios e Diretrizes do SUS. Leis Orgânicas do SUS: Lei nº 8080 e Lei nº 9142. Política Nacional de Atenção Básica. atribuições dos ACS e ACE. Princípios e Diretrizes do SUS. Arboviroses (Dengue; Zika, Chikungunya: vetor, modo de transmissão, combate ao vetor e cuidados com prevenção da doença); Raiva humana; Vacinação Antirábica; Cuidados com o Lixo; Potabilidade da água.
2. PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO: 001 Agente de Combate a Endemias Atribuições do ACE. Prevenção e controle de endemias. Noções básicas sobre zoonoses, educação e mobilização em saúde. Agravos ao homem pela ação de animais peçonhentos. Noções básicas de doenças como Leishmaniose Visceral e Tegumentar, Dengue, Febre Chikungunya, Malária, Esquistossomose, Ebola, dentre outras. Controle ético da população de cães e gatos: guarda responsável e controle populacional de cães e gatos; Situação do Programa de controle populacional de cães e gatos; Raiva: noções sobre a doença, vacinação anti-rábica animal, controle de morcegos em áreas urbanas; Roedores / Leptospirose: controle de roedores em áreas urbanas; leptospirose: sintomas, transmissão, prevenção; Animais Peçonhentos: ofídeos, aracnídeos (aranhas e escorpiões) e lepidópteros (Lonomia obliqua): noções básicas sobre controle, prevenção de acidentes e primeiros socorros. A territorialização como instrumento básico de reconhecimento do território para a atuação da vigilância. Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde. Lei Orgânica da Saúde 8.080/90. Epidemiologia: conceitos básicos. Situação epidemiológica. Meio ambiente e saneamento. História Natural e prevenção de doenças. Visita domiciliar. Lei 11.350 de 05 de outubro de 2006. Doenças de notificação compulsória. Indicadores de Saúde. Avaliação das áreas de risco ambiental e sanitário. Formas de aprender e ensinar em educação popular Promoção da saúde: conceitos e estratégias. Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas. Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade. Noções de ética e cidadania. Saúde do Trabalhador.