Agentes de saúde protestam em frente à Prefeitura de SP! Confira!

Foto: G1

Agentes comunitários de saúde realizaram um protesto em frente à sede da Prefeitura de São Paulo, durante as primeiras horas da tarde desta quarta-feira (9), no coração do Centro da cidade.

Uma grande aglomeração de trabalhadores reinvindicou aumento em seus salários e melhores condições laborais. Eles optaram por suspender suas atividades a partir do dia de hoje, quarta-feira (9).

Os profissionais fazem parte do Programa Estratégia da Família e desempenham suas funções nos territórios que abrangem as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, percorrendo diversos bairros e comunidades.

Sua tarefa envolve dialogar com os residentes a fim de compreender suas necessidades de saúde e direcioná-los para as unidades apropriadas.

Os colaboradores são empregados por organizações sociais contratadas pela administração municipal, as quais recebem financiamento do Ministério da Saúde para cobrir as remunerações. Conforme informado pelo Sindicato, até o momento, não houve qualquer ajuste salarial para essa categoria.

A Prefeitura de São Paulo divulgou um comunicado enfatizando o respaldo ao direito dos agentes de saúde de se manifestarem livremente e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou estar disposta a manter um canal de diálogo constante com os representantes dessa categoria, de acordo com alegações oficiais.

Fonte: G1