👇🏻👇🏻👇🏻
Siga nosso Whatsapp AQUI
Dicas para a Atividade Presencial da Disciplina 19 - Realizar o planejamento do processo educativo
Abaixo trouxemos três exemplos de Plano de Atividade Educativa com integração entre o Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o Agente de Combate às Endemias (ACE), conforme orientações do Anexo 1 (Disponível nos Materiais Complementares da Atividade 19). As propostas buscam fortalecer a educação em saúde de forma articulada, participativa e contextualizada, valorizando saberes e experiências da comunidade.
1. TEMA: Prevenção de doenças infecciosas através da higiene e eliminação de criadouros
Ciclo de vida: Adultos
Data: Definir Data
Horário: 14h às 15h30 (Exemplo)
Público: Moradores do bairro Tal
Local: Definir Local
Hora | Atividade | Objetivo | Materiais | Responsável |
---|---|---|---|---|
14:00 – 14:10 | Acolhimento com roda de conversa e apresentação da equipe | Criar um ambiente receptivo e apresentar a proposta | Círculo de cadeiras, crachás, chá de boas-vindas | ACS |
14:10 – 14:30 | Exposição dialogada sobre higiene pessoal e ambiental | Promover reflexão sobre cuidados com higiene e limpeza | Cartazes ilustrativos, kit de limpeza | ACS |
14:30 – 14:50 | Demonstração prática de identificação de focos do Aedes aegypti | Ensinar como identificar e eliminar criadouros em casa | Miniaturas de criadouros, larvas em álcool (ou imagens), maquete | ACE |
14:50 – 15:10 | Dinâmica em grupo: “Minha casa segura” | Estimular aplicação prática dos conhecimentos adquiridos | Folhas de papel, canetas, prêmios simbólicos | ACS e ACE |
15:10 – 15:30 | Avaliação com mural participativo | Avaliar o aprendizado e acolher sugestões | Cartões coloridos e cartolina para colar | ACS |
2. TEMA: Cuidados com a água e prevenção de doenças de veiculação hídrica
Ciclo de vida: Famílias (crianças e responsáveis)
Data: Definir data
Horário: 09h às 10h30 (Exemplo)
Local: Escola Municipal (Exemplo)
Hora | Atividade | Objetivo | Materiais | Responsável |
---|---|---|---|---|
09:00 – 09:10 | Acolhimento com dinâmica de boas-vindas com as crianças | Estimular vínculo e envolvimento da família | Música infantil, bexigas, cartazes com frases | ACS |
09:10 – 09:30 | Palestra interativa: “Água limpa, vida saudável” | Discutir riscos do consumo de água contaminada | Slides, imagens de doenças, filtros, maquete de caixa d'água | ACS |
09:30 – 09:50 | Demonstração prática: “Como limpar e vedar caixas d’água” | Ensinar boas práticas para evitar contaminações e criadouros | Caixa d’água modelo, escova, pano, tampas | ACE |
09:50 – 10:10 | Oficina educativa com pais e filhos: “Construindo o lar ideal” | Reforçar ações de cuidado ambiental e prevenção em família | Papel pardo, canetinhas, figuras de revistas | ACS e ACE |
10:10 – 10:30 | Avaliação com jogo de perguntas e respostas | Avaliar compreensão do conteúdo de forma lúdica | Quadro branco, cartões com perguntas | ACS |
3. TEMA: Saúde mental, bem-estar e ambiente saudável
Ciclo de vida: Adolescentes e jovens (14 a 20 anos)
Data: Definir Data
Horário: 15h às 16h30(Exemplo)
Local: Salão da associação de moradores(Exemplo)
Hora | Atividade | Objetivo | Materiais | Responsável |
---|---|---|---|---|
15:00 – 15:10 | Roda de abertura com dinâmica de escuta | Criar ambiente de escuta, vínculo e acolhimento | Papel para escrita anônima, mural “como estou me sentindo hoje” | ACS |
15:10 – 15:30 | Conversa sobre saúde mental, estresse e autocuidado | Refletir sobre fatores emocionais e suas relações com a saúde | Slides ou imagens, depoimentos gravados de jovens | ACS |
15:30 – 15:50 | Atividade: “Meu espaço saudável” (análise de ambientes públicos) | Relacionar saúde emocional com ambiente limpo e seguro | Fotos da comunidade, impressas ou em tablet/celular | ACE |
15:50 – 16:10 | Oficina criativa: pintura livre ou cartaz coletivo | Estimular expressão artística sobre bem-estar e ambiente | Tintas, pincéis, cartolinas, revistas | ACS e ACE |
16:10 – 16:30 | Avaliação participativa com perguntas abertas | Coletar opiniões e sugestões dos participantes | Papel, caixinha de sugestões, frases de incentivo | ACS |
Essas atividades integradas:
- Valorizam a ação conjunta entre ACS e ACE, promovendo educação popular em saúde.
- Favorecem aprendizado prático e crítico por meio de dinâmicas, oficinas e rodas de conversa.
- Buscam envolver os participantes como sujeitos ativos no cuidado de si e do ambiente.