👇🏻👇🏻👇🏻
Como Evitar Refluxo Após a Ceia de Natal e Ano Novo
A ceia de Natal é um momento de celebração com familiares e amigos, mas para quem sofre de refluxo gastroesofágico, o consumo de alimentos típicos das festas pode gerar desconfortos. Pratos gordurosos, bebidas com gás e o excesso alimentar são alguns dos principais fatores que podem desencadear sintomas dessa condição.
O Refluxo Gastroesofágico e Suas Causas
De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 62 mil atendimentos de pacientes com sintomas de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) neste ano. Mais de 3.200 pessoas precisaram ser internadas devido à gravidade dos sintomas.
Quem tem refluxo precisa ter cuidados especiais com certos alimentos e bebidas durante as festas, que podem piorar os sintomas.
Alimentos que Agravam o Refluxo
O médico endoscopista Hugo Guedes alerta sobre os riscos de consumir determinados pratos típicos da ceia de Natal. Segundo o especialista, "esses alimentos acabam piorando o refluxo porque, de alguma forma, ou eles aumentam a demanda de produção de ácido para serem digeridos ou podem potencializar em grande volume o retorno do ácido que está no estômago para o esôfago. Então, a gente tem que tomar cuidado com esse tipo de alimento na ceia de Natal."
Alimentos a Evitar na Ceia de Natal e Ano Novo:
- Tender e pernil (ricos em gorduras)
- Salpicão com muita maionese
- Bebidas como espumante e refrigerantes com gás
- Chocolate em excesso
Esses alimentos podem intensificar o refluxo, tornando a digestão mais difícil e causando o retorno do ácido estomacal para o esôfago.
Dicas para Evitar Refluxo Após a Ceia de Natal e Ano Novo
Não é necessário abrir mão da ceia de Natal ou ano Novo, mas algumas precauções podem ajudar a evitar os sintomas de refluxo:
- Coma em menor quantidade: Evite exageros nas porções durante a refeição.
- Não beba durante a refeição: Beber líquidos durante a refeição pode diluir os ácidos estomacais, dificultando a digestão.
- Aguarde pelo menos 30 minutos antes de deitar: "Não deite logo após se alimentar. Fique um tempo sentado, caminhadas leves ou atividades leves podem ajudar." – Hugo Guedes.
Caso você se sinta mal após a ceia, é importante dar tempo para a digestão. O especialista sugere:
"Tente aí manter um tempo de jejum para que possa ter a passagem do alimento para o intestino e a digestão possa acontecer."
O Que Fazer Se os Sintomas Persistirem
Se, após a ceia, os sintomas não melhorarem, pode-se recorrer a medicações para refluxo, como antiácidos. Caso os sintomas sejam mais intensos, o médico pode indicar o uso de protutores gástricos.
"E, caso os sintomas não melhorem, você pode recorrer aos medicamentos, inicialmente com os antiácidos, e, em casos mais sintomáticos, os protetores gástricos propriamente ditos." – Hugo Guedes.
Sintomas Comuns de Refluxo
Se você apresentar queimação no estômago, azia, dor no peito, enjoo, regurgitação, tosse, pigarro ou sensação de garganta arranhada, esses são sinais de refluxo gastroesofágico.
Em caso de sintomas persistentes ou agravamento das dores, é importante procurar um médico gastroenterologista para o tratamento adequado.
Por: Redação www.acsace.com.br Fonte: Agência Brasil