MPPI verifica condições de funcionamento do Centro de Zoonoses de Teresina e constata deficiências.

Foram Coletadas informações que devem embasar os procedimentos judiciais na 12ª, 24ª e 29ª Promotorias de Justiça


Fotos: Ministério Público do Piauí


Representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) constataram deficiências no Centro de Zoonoses de Teresina, durante visita institucional realizada na manhã desta terça-feira, 21 de novembro. Os promotores de Justiça Carmelina Moura, titular da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, e Eny Pontes, titular da 29ª Promotoria de Justiça e responsável pela 12ª Promotoria de Justiça, estiveram no local para verificar as condições de funcionamento da unidade que integra a estrutura da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O Centro de Zoonoses é o órgão responsável por desenvolver atividades voltadas aos programas de controle de doenças como Raiva, Leishmaniose Visceral e Dengue, além de animais sinantrópicos, ou seja, aqueles que podem transmitir doenças, inutilizar ou destruir alimentos.



Durante a visita, os promotores conversaram com os gestores e parte da equipe técnica do Centro. Entre as deficiências relatadas aos membros do MPPI estão:

  • Dificuldades com a aquisição de fardamentos para os agentes de endemias;
  • Falta de equipamentos, como carros de captura, coleiras, focinheiras e medicamentos;
  • Ausência de veículos para deslocamento e para realizar o recolhimento de animais.

Após o diálogo inicial, os promotores conheceram as instalações do Centro de Zoonoses para coletar informações que devem embasar os procedimentos judiciais na 12ª, 24ª e 29ª Promotorias de Justiça, sobre o Centro de Zoonoses.

Fonte: Ministério Público do Piauí

www.acsace.com.br