CONACS presente no VII Congresso Estadual da Femacs em São Luis no Maranhão. Confira!

Presidente da Conacs, Ilda Angélica Correia, presente no evento, destacou o programa como um "exemplo para o Brasil" e elogiou o Maranhão por ser referência na implementação de contrapartidas estaduais para agentes de saúde.


Presidente da Conacs, Ilda Angélica Correia, presente no evento
Fotos: Governo do Estado do Maranhão


São Luís, 23 de novembro de 2023 - Um marco histórico para os 23 mil agentes comunitários de saúde do Maranhão ocorreu durante o VII Congresso Estadual da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde (Femacs), realizado de 22 a 24 de novembro em São Luís. A presidente da Femacs, Marleidy Bernabe, comemorou a presença e a atenção do governador Carlos Brandão, destacando a importância de serem ouvidos.

"É um momento histórico para os agentes de saúde do Maranhão terem um governador aqui conosco, nos escutando. A nossa categoria almeja ser ouvida e o governador Carlos Brandão fez isso hoje", afirmou Bernabe.

O governador Brandão expressou seu compromisso com o diálogo aberto e destacou a importância desse encontro para o aprimoramento dos serviços. "Nosso governo está sempre aberto ao diálogo, para garantir melhorias na qualidade do serviço. Não há dúvidas de que, a partir deste encontro, sairão muitos resultados positivos para os trabalhadores e cidadãos", ressaltou.

Pela primeira vez em mais de 25 anos de história da Femacs, um governador participou de um encontro estadual de agentes de saúde e controle de endemias. A presidente Bernabe enfatizou a representatividade do evento, que contou com a presença de delegados municipais de mais de 170 cidades maranhenses.

O governador Carlos Brandão, acompanhado da presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Iracema Vale, do deputado estadual Roberto Costa e do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, discutiu temas relevantes, incluindo o programa estadual "Cuidar de Todos".

Instituído pela Lei nº 12.042, de 18 de setembro de 2023, o "Cuidar de Todos" visa premiar municípios maranhenses por práticas inovadoras em saúde. A presidente da Conacs, Ilda Angélica Correia, presente no evento, destacou o programa como um "exemplo para o Brasil" e elogiou o Maranhão por ser referência na implementação de contrapartidas estaduais para agentes de saúde.

Uma das exigências previstas na lei é que também sejam incluídos no plano de trabalho, recursos para complementação da remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combates às Endemias no Estado do Maranhão, em pelo menos 10% do valor do piso nacional da categoria.

O governador ressaltou a importância do diálogo entre as partes e destacou o compromisso do estado em fortalecer a atenção primária por meio do "Cuidar de Todos". Lançado no segundo semestre de 2023, o programa visa fortalecer a atenção primária em três etapas: adesão dos municípios, monitoramento dos indicadores e premiação do concurso Inova Saúde."



Fonte: Governo do Estado do Maranhão

www.acsace.com.br