Veículo irá facilitar rotina diária realizada pelos profissionais que atuam na estratégia de combate à Dengue
A partir deste mês, o Programa de Controle da Dengue em Morro da Fumaça ganha um novo recurso à disposição dos profissionais encarregados do combate às doenças endêmicas na cidade. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, adquiriu uma scooter para uso pela equipe.
"Essa aquisição vai otimizar significativamente as atividades de controle e supervisão das doenças endêmicas, especialmente no que diz respeito ao combate à Dengue. A substituição da motocicleta era uma demanda dos funcionários, considerando que a anterior estava impraticável e, desde então, eles estavam utilizando carros, que não são ideais para realizar certas tarefas", explica a Secretária de Saúde, Marijane Felippe.
De acordo com a agente de endemias, Rute Laurentino Martinez, o veículo facilitará os deslocamentos dentro da cidade, contribuindo para a estratégia de redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. "Com a scooter, o trabalho de campo se torna mais ágil, permitindo que eu chegue mais próximo das áreas onde as armadilhas estão localizadas e dos locais estratégicos que temos. Além disso, a resposta às denúncias será mais rápida, uma vez que ela oferece maior mobilidade", detalha a profissional.
No momento, o município conta com 15 locais estratégicos e 77 armadilhas em operação. O acompanhamento é realizado semanal e quinzenalmente, respectivamente. "A chegada da scooter é oportuna, uma vez que, com a chegada do verão, as ações de combate à Dengue precisam ser intensificadas, devido ao aumento significativo do número de larvas", explica Rute.
A aquisição foi possível graças a um investimento de R$ 18.400,00 proveniente dos recursos do município. "A Administração Municipal tem como prioridade a eficiência dos processos e o uso responsável dos recursos públicos. Com a incorporação desse veículo, estamos combinando esses dois princípios e, ao mesmo tempo, tornando a vida dos profissionais envolvidos mais fácil. Antes, em algumas áreas, os agentes precisavam caminhar a pé, pois os carros não conseguiam alcançar o local", destaca o prefeito, Agenor Coral.
Além das atividades de monitoramento, a estratégia de combate à Dengue na cidade inclui uma série de ações educativas, como palestras em escolas, campanhas informativas, instalação de faixas de alerta sobre a doença e fiscalização.
Fonte: Prefeitura Morro da Fumaça