Sindifoz solicita repasse do incentivo financeiro adicional aos ACS e ACE em Balneário Piçarras. Confira a argumentação!

Incentivo financeiro adicional é direito a todos ACS e ACE no País. Confira a argumentação!

Imagem: Sindifoz

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Foz do Rio Itajaí (Sindifoz), Francisco Johannsen, solicitou nesta terça-feira (10) o repasse do incentivo financeiro adicional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Balneário Piçarras.

Johannsen, que também é ACS, explicou que o incentivo é um recurso federal enviado aos municípios, por cada ACS e ACE cadastrado. O valor chega às prefeituras no último trimestre do ano e deve ser repassado aos servidores.

No entanto, segundo o Sindifoz, a Prefeitura de Balneário Piçarras não repassou o incentivo em 2022, apesar de ter recebido cerca de R$133 mil para as duas categorias.

"Esse recurso é de direito dos trabalhadores e não pode ser retido pela administração", afirmou Johannsen. "Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) aponta que o incentivo deve ser repassado aos servidores e que a administração pode responder por enriquecimento ilícito se não o fizer."

O Sindicato também protocolou na Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras uma minuta de projeto de lei para autorizar o repasse do incentivo financeiro aos ACS e ACE. O projeto deve ser tramitado pelos vereadores.

Confira toda a argumentação do SindFoz no vídeo da sessão ordinária logo abaixo: A partir do minuto 1:43:00



Fonte: SINDIFOZ

www.acsace.com.br