Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Laguna-SC protestaram na quarta-feira (4) para cobrar do município o pagamento do adicional de insalubridade e da aposentadoria especial, direitos garantidos pela Emenda Constitucional 120, de 2022.
Os manifestantes, que carregavam faixas, cartazes e apitos, saíram do Sindicato dos Funcionários Públicos de Laguna e foram até a sede da prefeitura. O ato ocorreu no Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias.
De acordo com o sindicato, o município pagou o adicional durante sete meses, mas suspendeu o repasse. O sindicato também afirma que já entrou com ação na justiça sobre o caso.
A Emenda Constitucional 120 garante aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias aposentadoria especial e adicional de insalubridade, em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas.
As agentes comunitárias de saúde são responsáveis pelo cadastramento das famílias e pelo acompanhamento das condições de saúde da população. Os agentes de combate às endemias atuam no controle de doenças transmitidas por vetores, como a dengue, o zika e a chikungunya.
Fonte: Folha Regional