Trabalhos desenvolvidos pelo IFPB em parceria com CONACS e Famene são apresentados em eventos internacionais.

Parceria de Sucesso Leva Projetos Turma D'Agente e Namorico a Palcos Globais de Epidemiologia.

Trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do IFPB Campus Sousa em parceria com a Famene e o CONACS são apresentados em eventos internacionais




A colaboração entre pesquisadores do IFPB Campus Sousa, da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (CONACS), está ganhando reconhecimento internacional. Na semana passada, durante os dias 5 a 8 de setembro, o diretor do CONACS, Carlos Rondnny Pereira Luiz, originário de Ipanguaçu (RN), e a professora da Famene, Rudgy Pinto de Figueiredo, desembarcaram na cidade do Porto, em Portugal, para apresentar dois projetos de pesquisa em colaboração com pesquisadores do Campus Sousa.

Os projetos apresentados incluíram o "Turma D’Agente", uma revista em quadrinhos que explora o papel dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e o "Namorico", um jogo no estilo quiz usado como recurso educacional nas escolas para discutir a violência em relacionamentos afetivos e de namoro.

Ambos os projetos são conduzidos no IFPB Campus Sousa pela professora Rackynelly Soares, atual Diretora de Desenvolvimento do Ensino do campus, juntamente com estudantes bolsistas e voluntários que participam das duas iniciativas. A aprovação desses trabalhos em eventos internacionais destacou a importância da pesquisa colaborativa e interdisciplinar na obtenção de resultados mais sólidos.

Segundo Rackynelly, a apresentação dos projetos relacionados ao "Namorico" e ao "Turma D’Agente" em eventos de alcance global, como o XVIII Congresso da Associação Portuguesa de Epidemiologia e a XLI Reunião Anual da Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE), que são dois dos maiores eventos mundiais na área, representa um marco significativo e confirma a qualidade técnica e a relevância social desses trabalhos para o campo da saúde coletiva.



  • Fonte: https://www.ifpb.edu.br/