👇🏻👇🏻👇🏻
Siga nosso Whatsapp AQUI
Parlamento homenageia agentes comunitários de saúde e de combate a endemias
Sessão especial celebra o Dia Estadual do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, nesta quinta-feira (4), um grande expediente especial para celebrar o Dia Estadual do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate a Endemias (ACE), comemorado oficialmente em 4 de outubro.
O objetivo da iniciativa foi homenagear as categorias profissionais, responsáveis por fortalecer a atenção básica com acolhimento, escuta e orientação. Representantes das duas profissões estiveram presentes na solenidade.
Discurso de reconhecimento e valorização
O encontro foi solicitado pelo deputado Joel da Harpa (PL). Em pronunciamento, ele destacou que, apesar de exercerem funções de cuidado em comunidades, os profissionais ainda enfrentam falta de valorização e condições precárias de trabalho.
“Trata-se de uma justa homenagem àqueles que estão na linha de frente do cuidado com a nossa população. Os agentes comunitários de saúde são o elo mais próximo entre o sistema público e as famílias, e os agentes de combate às endemias cumprem papel vital na prevenção e no controle de doenças que desafiam nossa saúde pública”, frisou Joel da Harpa.
A assessora jurídica Vanessa Arruda reforçou que os ACS são essenciais para o funcionamento dos municípios:
“Vocês são a porta do Sistema Único de Saúde (SUS). Sem os agentes, os municípios entram em estado de calamidade pública.”
Ela também salientou a importância da mobilização sindical para garantir e ampliar direitos.
Mobilização da categoria e conquistas históricas
A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica, agradeceu a homenagem e destacou que conquistas, como a aprovação do piso salarial, só foram possíveis por meio da mobilização e da organização da categoria.
“Nada foi fácil. Nossas conquistas vêm de luta, de ações organizadas, e não de sorte”, ressaltou.
Ilda também lembrou que os agentes não são responsabilidade exclusiva dos municípios, mas também dos estados e da União, pedindo maior reconhecimento nacional.
Proposta de frente parlamentar em defesa dos agentes
Ainda durante a solenidade, o deputado Joel da Harpa propôs a criação de uma frente parlamentar na Alepe para discutir e promover ações que beneficiem os agentes comunitários de saúde de Pernambuco.
