👇🏻👇🏻👇🏻
Siga nosso Whatsapp AQUI
De Onde Vêm os Nomes dos Vírus e das Doenças?
Você já se perguntou como são escolhidos os nomes dos vírus e das doenças infecciosas? Além das características como sintomas, causas e formas de prevenção, a própria palavra utilizada para referir-se a um vírus pode gerar grandes impactos sociais e econômicos. Este cuidado é fundamental, como foi visto no caso da Mpox, anteriormente chamada de Monkeypox ou varíola dos macacos, que levou a discursos racistas e até ao abate de animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a mudança do nome da doença em novembro de 2022, meses após o surto.
Este debate sobre a nomenclatura das doenças não é novo, e muitos vírus e doenças receberam nomes que fazem referência ao local onde foram identificados pela primeira vez ou aos povos que foram inicialmente afetados. No entanto, a OMS já alertou para os riscos desses nomes, pois podem gerar estigmas. Além disso, utilizar nomes de animais para zoonoses (doenças que migram dos animais para os humanos) pode ser prejudicial, como foi o caso da gripe suína.
A Recomendação da OMS para Nomeação de Doenças
Em uma nota de 2015, a OMS enfatizou a importância de adotar nomes cientificamente sólidos e socialmente aceitáveis para doenças a serem descobertas. A recomendação é, principalmente, evitar associar o nome de uma doença a um local ou povo específico, para não gerar preconceitos e estigmatização.
A gripe suína é um exemplo clássico. Mesmo sendo uma doença transmitida entre humanos, o nome gerou pânico e levou ao abate de porcos e à proibição da importação de carne de porco em vários países, prejudicando a economia e a indústria.
Origem dos Nomes de Alguns Vírus Comuns no Brasil
Influenza: De Onde Vem o Nome?
A palavra influenza tem origem no italiano e significa “influência”. Ela foi utilizada pela primeira vez como termo médico pelo historiador italiano Matteo Villani, em 1358. Na época, acreditava-se que a doença era causada por uma “influência oculta dos céus”. Ao longo dos séculos, o termo foi sendo adaptado e, em 1743, foi internacionalizado após uma epidemia na Itália. Em inglês, o nome foi empregado pela primeira vez em 1750, e mais tarde, foi abreviado para “flu”. A palavra “gripe”, por sua vez, vem do francês “grippe”, usado desde o século XVII.
Chikungunya: O Significado do Nome
A palavra chikungunya tem origem na língua Makonde, falada no sudeste da Tanzânia, e significa “aqueles que se contorcem” ou “aqueles que se dobram”. O nome é uma referência à dor intensa nas articulações, especialmente em punhos, tornozelos e cotovelos, que é um sintoma característico da doença. O vírus foi identificado pela primeira vez em 1950 após um surto na África. Inicialmente, ele foi confundido com a dengue devido a sintomas semelhantes.
Dengue: A Origem do Nome
O nome dengue tem várias origens possíveis. Uma delas é de origem espanhola, relacionada ao termo “delicado” ou “frágil”, o que pode refletir o estado debilitado das pessoas infectadas pela doença. Outra teoria aponta para a palavra “ndenge” da língua quimbundo, falada em algumas regiões da África, que significa “recém-nascido, choradeira, manha”. Há também a possibilidade de que a palavra tenha vindo da frase em suaíli: “Ka-dinga pepo”, que significa “cãibra de início súbito”.
Zika e a Relação com a Floresta Zika
O vírus Zika foi isolado pela primeira vez em 1947, em um macaco Rhesus na floresta de Zika, em Uganda. O nome da doença foi derivado dessa floresta, que deu origem ao nome do vírus. O Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da chikungunya, e ficou conhecido no Brasil por causar microcefalia em bebês cujas mães estavam infectadas durante a gestação.
Febre Amarela: A Origem do Nome
A febre amarela ganhou seu nome devido à icterícia, que é a coloração amarelada da pele e dos olhos dos pacientes afetados pela doença. Esse sintoma ocorre devido aos altos níveis de bilirrubina no sangue, substância que é liberada quando os glóbulos vermelhos se desintegram, sendo metabolizada no fígado. A febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Coronavírus: O Nome Relacionado à Aparência do Vírus
O nome coronavírus vem do latim “corona”, que significa “coroa”, devido à aparência do vírus, que tem uma estrutura com pontas na superfície, lembrando uma coroa. A doença causada pelo SARS-CoV-2 foi chamada de COVID-19, que é uma abreviação de “Coronavirus Disease 2019” (Doença do Coronavírus 2019). O nome SARS-CoV-2 refere-se a um tipo de coronavírus que causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo o número 2 uma referência ao SARS-CoV-1, identificado em 2003. Outro coronavírus, o MERS, causou surtos no Oriente Médio e recebeu esse nome devido à origem da doença.
Por: Redação www.acsace.com.br Fonte: Instituto Butantan