Preparando Agentes Comunitários para Mediar Conflitos: Iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre

Foto: Divulgação

Os agentes selecionados por meio de um processo seletivo que teve  em agosto deste ano estão atualmente em treinamento prático visando a prevenção de conflitos através da mediação. 

A Coordenação do Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) deu início à capacitação dos agentes comunitários de Sena Madureira, envolvendo cursos, palestras e visitas a instituições desde a última sexta-feira, dia 6. 

A primeira palestra, centrada na temática da "Violência Doméstica", foi conduzida por Isnailda Gondim, membro da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv). Esses profissionais, contratados por meio de um processo seletivo ocorrido em agosto, estão sendo preparados para intervir de forma prática na prevenção de conflitos, orientando os cidadãos sobre seus direitos, auxiliando no processo de entrar com ações judiciais, facilitando a interação entre a comunidade e os órgãos públicos, bem como promovendo palestras abordando uma variedade de temas. 

A secretária de Projetos Sociais do TJAC, Regiane Verçoza, que está acompanhando o processo de qualificação, destaca que as visitas institucionais têm o propósito de conscientizar os agentes comunitários sobre como encaminhar a população para os recursos adequados. Vale mencionar que essa capacitação também será realizada no município de Cruzeiro do Sul.

Fonte: TJAC

www.acsace.com.br