Sinop-MT Agentes da dengue podem ser identificados pelo site da Prefeitura!Confira!

Foto: Karoline Kuhn

Com o intuito de ampliar a segurança dos moradores de Sinop, a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar por meio do website oficial da Prefeitura [https://www.sinop.mt.gov.br/Secretarias/Agentes-de-Saude/] uma seção contendo informações sobre todos os agentes de endemias responsáveis por visitar as residências na localidade. Essas visitas visam eliminar potenciais focos do mosquito da dengue e consequentemente erradicar as larvas do Aedes Aegypti.

Todos os agentes de endemias utilizam um uniforme característico e portam um crachá com o Brasão da Prefeitura, o qual exibe uma foto de identificação, nome e número de matrícula como servidor público. Caso algum morador ainda tenha dúvidas em relação à segurança de abrir a porta de casa, está disponível um serviço de verificação online acessando o site www.sinop.mt.gov.br. Basta clicar na seção PREFEITURA - SECRETARIA DE SAÚDE - AGENTES DE SAÚDE. Lá, é possível encontrar uma lista com os nomes, fotos e números de matrícula de todos os agentes de endemias atuantes no município.

Outra opção para os cidadãos confirmarem a identidade de alguém que se apresenta como agente de endemias é entrar em contato por telefone com o número (66) 99994-8559. É necessário fornecer o número de matrícula que está localizado na parte de trás do crachá. Através desse contato, é possível solicitar ao Departamento a confirmação da autenticidade do agente que está solicitando permissão para entrar e realizar a inspeção na residência.

É de extrema importância que os moradores acompanhem o trabalho realizado pelo agente, a fim de verificar ações executadas. Caso alguma atitude suspeita seja notada em indivíduos que afirmam ser agentes de endemias, a população deve prontamente acionar a Polícia Militar.

No ano de 2021, ocorreu um incidente em que dois criminosos utilizaram uniformes similares aos dos agentes de endemias para realizar um assalto em uma casa localizada no Jardim Botânico, área central da cidade. A ação foi capturada pelas câmeras de segurança e, posteriormente, investigada pela Polícia Militar.

O serviço de identificação online dos agentes de endemias foi disponibilizado aos moradores em agosto do ano passado (2022). De acordo com a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, essa iniciativa surgiu com o propósito de evitar situações caóticas e os inconvenientes previamente enfrentados pelos moradores que foram vítimas de golpes perpetrados por falsos agentes.

"Por determinação do prefeito Roberto Dorner, trabalhamos no desenvolvimento de ferramentas para auxiliar e proporcionar comodidade à população. Ao receber essa demanda, entrei em contato imediato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e recebi pronto apoio do diretor da área, o jornalista Ricardo Ridel", ressalta.

Além de identificar e caracterizar os agentes de endemias, a Prefeitura também se compromete a anunciar antecipadamente por meio de canais oficiais de comunicação e veículos de imprensa local todas as ações de mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, informando quais bairros serão atendidos e as datas de realização.

Fonte: Prefeitura de Sinop