Vacinação de profissionais de saúde contra dengue com vacina Butantan-DV em fevereiro

👇🏻👇🏻👇🏻 

Siga nosso Whatsapp AQUI

SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro

vacinação dengue, vacina Butantan-DV, vacina dose única, Ministério da Saúde 2026, profissionais de saúde dengue, vacina contra dengue SUS, Butantan-DV fevereiro
Butantan/Divulgação

O Ministério da Saúde anunciou, neste domingo (18), que 1,1 milhão de profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam na atenção primária, serão imunizados a partir de 9 de fevereiro com a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Este imunizante, de dose única, é o primeiro do mundo a ser desenvolvido com essa tecnologia contra a dengue.

Vacinação para profissionais de saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os profissionais de saúde que serão vacinados são aqueles que atuam nas unidades básicas de saúde, responsáveis pelo atendimento inicial aos pacientes com sintomas de dengue. Isso inclui:

  • Médicos
  • Enfermeiros
  • Técnicos de enfermagem
  • Agentes comunitários de saúde
  • Agentes de Combate às Endemias
  • Equipes multifuncionais
  • Demais profissionais da atenção primária

O objetivo da vacinação é garantir a proteção desses trabalhadores, que estão na linha de frente no combate à dengue.

Produção e distribuição da vacina

Até o 31 de janeiro, o Instituto Butantan irá entregar 1,1 milhão de doses adicionais da Butantan-DV, para assegurar que a vacinação ocorra com a quantidade necessária. O imunizante oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue e, de acordo com os estudos clínicos, apresenta uma eficácia global de 74%, com redução de 91% nos casos graves.

Além disso, a vacina foi mostrada a 100% eficaz na prevenção de hospitalizações devido à dengue.

Expansão da vacinação para todo o país

O governo federal também trabalha para ampliar a vacinação para todo o público brasileiro de 15 a 59 anos. Parcerias internacionais, como a WuXi Vaccines da China, foram estabelecidas para aumentar a produção da vacina Butantan-DV, com a expectativa de atingir 25 a 30 milhões de doses até o final de 2026.

Vacina QDenga para crianças de 10 a 14 anos

Além da vacina Butantan-DV, o Ministério da Saúde também oferece a vacina QDenga, que foi adquirida pela Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante será distribuído gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS) em todos os mais de 5,5 mil municípios do Brasil. Este esquema vacinal é de duas doses e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023.

O Brasil é o primeiro país a oferecer a QDenga no sistema público de saúde, com a meta de vacinar mais de 18 milhões de pessoas até 2027, com as 9 milhões de doses compradas para 2026 e 2027.

Projeções e impacto na saúde pública

Com o aumento da produção de vacinas contra a dengue, o Brasil espera reduzir significativamente o número de casos graves de dengue, especialmente nas populações mais vulneráveis, como crianças e profissionais de saúde. O Ministério da Saúde está otimista com o impacto positivo da Butantan-DV e da QDenga, sendo as vacinas um passo importante no controle da doença em território nacional.

Resumo da Vacinação:

  • Profissionais de saúde: Vacinação com a Butantan-DV a partir de 9 de fevereiro.
  • Crianças de 10 a 14 anos: Vacinação com QDenga disponível nas UBS.
  • Meta: Produção de 25 a 30 milhões de doses da Butantan-DV para 2026.

Por: www.acsace.com.br Fonte: Agência Brasil