PEC 14 Aposentadoria Especial ACS e ACE: Rio de Janeiro recebeu seminário com sucesso

👇🏻👇🏻👇🏻 

Siga nosso Whatsapp AQUI

Parlamento carioca sediou seminário da Câmara dos Deputados para discutir PEC 14/2021

PEC 14 ACS e ACE, aposentadoria especial ACS, aposentadoria especial ACE, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, Sistema Único de Saúde, Sistema de Proteção Social, Câmara dos Deputados, seminário Rio de Janeiro
Imagem: Luciola Villela/CMRJ

Proposta beneficiará mais de 400 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro sediou, nesta sexta-feira (19/09), um seminário da Câmara dos Deputados para discutir a PEC 14/2021, que prevê a criação do Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

A proposta, que deve ser votada entre os dias 7 e 8 de outubro, pode beneficiar mais de 400 mil agentes em todo o país, garantindo segurança jurídica, direitos trabalhistas e aposentadoria especial.

Mobilização em peso no Rio

O evento reuniu milhares de agentes no Plenário e no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto, além de um telão instalado na Praça da Cinelândia, onde cerca de 4 mil pessoas acompanharam os debates.

Na abertura, o presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD), ressaltou a importância histórica do momento:

“As galerias estão lotadas. Isso demonstra a relevância desse debate para garantir o respeito e o reconhecimento desses profissionais. Estamos inteiramente a favor da proposta”, afirmou.

Apoio político e articulação nacional

O seminário contou com a presença do presidente da comissão especial da PEC, deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), do relator Antônio Brito (PSD-BA), da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) e da vereadora Tânia Bastos (PSD), além de secretários municipais e estaduais de saúde.

Dr. Luizinho destacou a necessidade de ampla articulação política para garantir a aprovação em dois turnos na Câmara e no Senado. Já o relator Antônio Brito revelou que ministérios da Saúde, Previdência e Fazenda demonstraram apoio às regras propostas, semelhantes às que já existem para professores e militares.

Reconhecimento e reparação histórica

A deputada Laura Carneiro ressaltou que o avanço só é possível graças à mobilização dos agentes:

“Garantir a tranquilidade dos trabalhadores de saúde é garantir a saúde da população”, disse.

A vereadora Tânia Bastos classificou a PEC como uma reparação histórica, enquanto Marivalda Araújo, presidente do Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE, lembrou o papel essencial da categoria no SUS:

“Se o SUS é um gigante, é porque tem um agente lá na ponta, dentro da casa do povo, enfrentando os desafios do dia a dia.”

Seminário na ÍNTEGRA


O que propõe a PEC 14/2021

  • Criação do Sistema de Proteção Social e Valorização dos ACS e ACE;
  • Realização de concurso público para contratação dos agentes;
  • Regulamentação do vínculo empregatício e segurança jurídica;
  • Garantia de direitos trabalhistas;
  • Concessão de aposentadoria especial após 25 anos de serviço.

Atualmente, os ACS e ACE estão presentes em mais de 90% dos municípios brasileiros, atuando na busca ativa, acompanhamento domiciliar e territorial, principalmente em comunidades vulneráveis.


Por: Redação www.acsace.com.br Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro