Reunião Inaugural de 2024 da CIT destaca Combate à Dengue e Avanços na Saúde
Mobilização Nacional e Centro de Operações de Emergência: Estratégias do Ministério da Saúde
A primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em 2024, realizada em Brasília, teve como destaque o enfrentamento da dengue e os progressos na área da saúde. A ministra da saúde, Nísia Trindade, enfatizou a mensagem de mobilização nacional e união de esforços entre governo, estados e municípios no combate à dengue.
Centro de Operações de Emergência (COE Dengue): Reforçando o Combate à Epidemia
Com o objetivo de aprimorar o combate, ampliar e organizar as estratégias de vigilância contra o aumento de casos de dengue no país, o Ministério da Saúde inaugurou o Centro de Operações de Emergência – COE Dengue nesta quinta-feira (1).
Trabalho Conjunto desde 2023: Prevenção e Monitoramento Constantes
A ministra destacou o comprometimento dos três entes desde o ano anterior, com reuniões frequentes para monitorar o avanço das arboviroses no Brasil. Convocando a sociedade, Nísia Trindade ressaltou a importância da conscientização sobre as medidas de prevenção em todo o território nacional.
Reações e Compromissos dos Representantes
O presidente do Conass, Fábio Baccheretti, elogiou a rápida coordenação nacional do ministério diante da situação de dengue no Brasil, destacando a necessidade de união para evitar o aumento de casos e óbitos.
Hisham Hamida, presidente do Conasems, enfatizou a importância da coordenação na planejamento das ações e respostas aos casos, destacando a necessidade de prevenção pela população, visto que 75% dos focos estão nas residências.
Socorro Gross, representante da Opas/OMS, parabenizou a ministra pela atuação no Brasil e pelo retorno do país ao cenário internacional de saúde.
Combate à Hanseníase e Avanços na Saúde Digital
Além do enfrentamento à dengue, a ministra Nísia Trindade destacou os avanços na luta contra a hanseníase, alinhada às metas da OMS. Foi apresentada e pactuada a portaria de repasse aos municípios prioritários para ações de controle da doença.
Durante a CIT, foi apresentado o edital de chamamento para adoção do sistema AGHUx por hospitais do SUS. O aplicativo busca otimizar a gestão hospitalar, melhorar a eficiência operacional e a qualidade dos serviços de saúde, fortalecendo a parceria entre a Ebserh e os gestores do SUS.
Pactuações e Próximos Passos
A CIT pactuou a portaria que incrementa o piso federal de financiamento em casos de emergência de saúde pública e estabelece critérios para o Programa de Atenção Especializada à Saúde da População Trans (PAESPopTrans).
O novo financiamento da Atenção Primária à Saúde também foi apresentado para pactuação futura.
Download Slides "Novo Financiamento APS": Download AQUI
Confira a Reunião na Íntegra: Clique na Imagem Abaixo
Por: Redação acsace.com.br
Fonte: Conass