Urgente! Confira novos detalhes de Repasses de Recursos para Vigilância em Saúde e Controle de Arboviroses!

Acordos Cruciais na Última Reunião da CIT em 2023

Penúltima reunião da CIT de 2023
Imagem: Divulgação

Na penúltima reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em 2023, realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília, delineou-se a estratégia de vacinação contra a COVID-19 para 2024.

Reunião Ordinária da CIT: Cooperação e Compromissos

Coordenada por Swedenberger Barbosa, secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), a reunião contou com a presença de figuras proeminentes, incluindo Fábio Baccheretti, presidente do Conass, e representantes da Opas. Destacou-se a ausência da ministra Nísia Trindade, que se dirigia à Conferência do Clima da ONU em Dubai.

Novo Federalismo no Brasil: Resiliência do SUS

Baccheretti elogiou a iniciativa em Minas Gerais de uma carta aberta à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ressaltando a inclusão da vacinação no Programa Nacional de Imunização (PNI). O lançamento do livro "Novo Federalismo no Brasil: Tensões e Inovações em Tempos de Pandemia de COVID-19" foi enfatizado como um recurso valioso, destacando a resiliência do Sistema Único de Saúde (SUS) diante de desafios.

Desafios do SUS: Reflexões e Reconhecimento

Os organizadores do livro, Sonia Fleury e Assis Manfort, compartilharam sua experiência na pesquisa das relações federativas na saúde. Destacaram o apoio crucial do Conass, Conasems e gestores estaduais e municipais, evidenciando a importância da governança no SUS.

Pactuações para o Avanço da Saúde

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) apresentou propostas de pactuações:

1 – Incentivo Adicional para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO)

Reforçando a importância do SVO na vigilância epidemiológica, propõe-se um incentivo adicional para aprimorar a qualidade da informação sobre mortalidade no país.

2 – Recursos para Contingências em Saúde e Controle de Endemias

Apresentando ações para o combate a Dengue, Chikungunya e Zika em 2024, destacando a normalização de estoques e o suporte técnico a estados e municípios.

3 – Estratégia de Vacinação contra COVID-19 para 2024

Com foco em grupos prioritários, a estratégia visa atingir 90% de vacinação, incluindo profissionais de saúde, idosos e outros grupos de alto risco. Crianças menores de 5 anos também estão contempladas.

4 – Denominadores de Cobertura Vacinal

Propõe-se uma nova metodologia de cálculo de cobertura vacinal utilizando o SINASC 2023.

A Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) também apresentou propostas de pactuações:

1 – Alterações no Comitê Gestor de Saúde Digital

Buscando aprimorar a governança, propõe-se alterações no Comitê Gestor de Saúde Digital do SUS.

2 – Financiamento do Programa SUS Digital para 2024

Institui-se o financiamento para a promoção da transformação digital no SUS, visando custear a implementação de planos de ação.

Todas as propostas foram pactuadas pelo Conass, Conasems e Ministério da Saúde, sinalizando um compromisso coletivo para fortalecer o sistema de saúde brasileiro.


11ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite na íntegra:



Fonte: Ascom Conass

www.acsace.com.br